Maria José Rijo
Não sou princípio - Nem fim! -Sou um ponto no caminho- Daquela linha partida- Que vinha de Deus para mim!
A Tentação - 2008
M. JOSÉ RIJO
4 de Setembro de 2008
Nº 2.984
Conversas Soltas

O 'Linhas' está de parabéns.
Acaba de completar cinquenta e oito anos.
A minha natural tentação, nesta circunstância, era começar uma longa evocação [58 anos] já dão pano para mangas... mas resolvi resistir. Resolvi, porque me pareceu mais consentâneo com o espírito da justa celebração, falar de plural, e falar de futuro.
O 'Linhas' faz parte do património cultural da Cidade, e, por tal razão é, como que, um bem de família - que, pelo afecto, pertence um pouco ao coração de todos nós.
Neste momento, em que, todos nos sentimos um pouco prestigiados com o comportamento dos portugueses nos jogos olímpicos - como não sentiríamos, como elvenses, um legítimo orgulho pelo prestígio de vida de um jornal de província, que tem conseguido, até agora, vencer todas as dificuldades que a imprensa tem atravessado , para chegar semanalmente às mãos dos seus leitores desde há mais de 3000 semanas?!
Às vezes o que perece pouco, se relacionado com o meio tem uma dimensão muito mais vasta.
O 'Linhas' vive porque é plural - é uma voz feita da soma de muitas vozes. Uma harmonia resultante duma orquestração com variados instrumentos que juntos tocam o mesmo tema: - o Bem e os interesses da Cidade e do Concelho, que servem e defendem.
Assim que, num dia de aniversário, não me tenha parecido certo falar dele como - apenas - o meu jornal, sabendo, como sei, que sou uma de entre as imensas pessoas que registam este dia como um dia de festa, o dia da prova de vida do 'seu' jornal.
Já me será permitido, creio, pela mão da saudade, trazer à presença de todos o nome do seu
![[ErnestoRanitaAlvesAlmeida.jpg]](https://1.bp.blogspot.com/_8Rg9XkLdBds/SDdiq6Wl5nI/AAAAAAAANbQ/9z1CfrfhW7I/s1600/ErnestoRanitaAlvesAlmeida.jpg)
proprietário fundador - Ernesto Alves e Almeida o Amigo que preferia não publicar o meu trabalho a colocá-lo fora do lugar que lhe destinara, o Amigo de quem recebemos, quando do terramoto que vivemos nos Açores, a mensagem: - casa às ordens - abraço - coragem...
E, conto isto porque venho falar de futuro e, o futuro tem seus alicerces no passado. E, é sobre os alicerces que se constrói com segurança.
E, hoje o jornal, nesse trajecto de continuidade, está nas mãos de João Alves e Almeida - filho do seu fundador.
Cabe aos novos a aventura do futuro.
Os tempos sucedem aos tempos.
“O caminho faz-se caminhando. “
Sendo que as estradas largas substituíram as veredas pareceria fácil, ou, muito mais fácil, avançar cada qual no percurso que escolhesse...
Porém, o volume do trânsito em excesso entope as vias e são frequentes os atropelos, as emboscadas, até crimes...
É cada vez mais difícil seguir em frente, a direito, sem desistências quando tudo estremece como num terramoto.
Que o 'Linhas' e o seu timoneiro, não desistam é o meu voto.
O 'Linhas' é a voz da cidade, assim que, em cada aniversário a cidade que ele serve só lhe possa com os melhores augúrios afirmar:
Coragem - confia - esta é a tua cidade , esta é a tua casa.
Tu és a nossa voz - porque - nós somos a tua gente.
Vive! - Parabéns.
Maria José Rijo
Autoria e outros dados (tags, etc)
6 comentários
De Flor do Cardo a 04.09.2008 às 22:32
58 anos deste magnifico jornal Linhas de Elvas.
Que pena que eu tenho que o nosso amigo Ernesto
já não esteja entre nós ( 18 anos de saudade ) que
ainda me parecem mentira, mas é assim, a morte
está sempre a nosso lado e fala-nos quenado a hora
se aproxima...
Mas este seu texto está uma MARAVILHA - como
todos os seus sem excepção.
Mais um ano que fico contente com este seu texto
de Parabens .
Parabens também para si - que está neste jornal
DESDE a primeira hora.
Um abraço enorme de Parabens também para si
e queri aproveitar este comentário para lhe fazer
um pedido.
Como sabe - não vou poder estar na sua exposição,
o Brasil não está ao virar da esquina e com o Gílio
assim, como sabe... é-nos completamente
impossivel - mas cá vai o pedido - se a Senhora
poderia mostrar-nos aqui algumas fotos do que é
(ou vai ser) a sua exposição - bela será certamente
porque recordo outras (várias) a que não faltei - e
eram todas elas bem bonitas.
Não espero outra coisa!
Um abraço enorme
Luciano
De Dina a 04.09.2008 às 23:57
De Adalgisa Alexandra a 05.09.2008 às 00:25
a sua
exposição se está a aproximar e estou muito contente
por isso.
Muitos beijinhos tia
Gisa
De Joaquim Gregório a 05.09.2008 às 00:40
Aliás este blog está magnifico e os textos são
excelentes.
Boa prosa - optima poesia.
Fantasticas fotografias.
Gosto de verdade de "caminhar" por aqui.
Parabens.
Joaquim Gregório
De Dolores e Avelino a 05.09.2008 às 01:44
Daqui é toda esta sua familia para deixar beijinhos
grandes.
Gostamos muito do texto e como sempre está magnifico.
Os nossos Parabens.
DO LO RES e Avelino
Querida Tiazinha
muitos beijinhos para si
da Magé e da Mãe dela.
De Xavier Martins a 05.09.2008 às 11:59
belissima prosa.
Os meus Parabens
Xavier Martins

