Maria José Rijo
Não sou princípio - Nem fim! -Sou um ponto no caminho- Daquela linha partida- Que vinha de Deus para mim!
REZAS E BENZEDURAS I

.................
Jornal Linhas de Elvas Nº 2.403 – 23-Maio-1997 @@@@@ Livro Publicado pelo Jornal Linhas de Elvas -- Para adquirir algum exemplar deve contactar o Jornal Linhas de Elvas
....
A magia é, sem dúvida, uma linguagem.
Uma forma primitiva - a mais remota, talvez - que o homem usou na tentativa de comunicar com os fenómenos da Natureza que, não sabia, nem podia, entender ou controlar.
“Rezas e Benzeduras” são como que ritos de magia, que pretendem alcançar poderes sobre o que se deseja ou teme ver acontecer.
Os povos primitivos exteriorizavam a força dessas íntimas intenções com manifestações mais ou menos subjectivas dos seus pavores, alegrias, ambições, desejos, medos.
Eram cultos totémicos.
Sendo a caça fonte do seu sustento, já no paleolitico, ao reproduzirem nas paredes rochosas das fundas cavernas, onde se acoitavam, os animais que almejavam aprisionar - com esse inocente feitiço - “rezavam” - um desejo e um propósito: - caçar!
Ao invocar a chuva e as tempestades, mimando-as com movimento dos seus corpos - para as provocar, quer para as acalmar - terão, talvez - criado as primeiras danças.
Mas, também aí “rezavam” uma intenção, faziam uma prece.
Ao repetir, com cadência e ritmo, sons que pretendiam exprimir alegrias ou desespero - terão - sem que o pensassem dado origem ao canto e à poesia mas ainda assim “rezavam” - um anseio intimo.
“Rezavam” frente ao desconhecido.
“Rezavam” frente ao misterioso.
E, se através dos tempos, o Homem, com o evoluir da Ciência foi dando respostas ao desconhecido...
A arte, terá enterrado as suas raízes nas funduras do misterioso a que não dá respostas mas, procura interpretar numa linguagem que a ciência não decifra.
Entre a Arte e a Ciência - cresce e vive o homem como entre o Céu e a Terra - procurando equilibrio e sentido entre caminhos de Razão e cultos de Beleza.
Irradiando da sua mente medos e crendices foi deixando cair os idolos. Mantém porém, velhos cultos, remeniscências de magias primitivas nascidas de pavores do desconhecido.
Aos nossos dias, chegaram ainda - belas como lendas - poéticas lenga-lengas - onde uns laivos de saber transparecem, por vezes.
Elas são um testemunho da intuição e da imaginação criadora do Homem onde o profano e o divino se entrelaçam.

(Desenhos de Manuel Jesus)
São Rezas e Benzeduras que urge defender e preservar como sinais inequívocos, que são, dos caminhos que, a inteligência Humana já percorreu e desvendou.
Sabe-se hoje, perfeitamente, a influência da lua em muitos fenómenos da Natureza.
Nas mares, por exemplo.
Na aldeia onde andei à escola, era costume a mãe, ao 3º dia de nascimento do filho, segurar a criança nos braços e “ oferece-la” à lua entre os umbrais da porta da rua, aberta dizendo:
Lua, luar
Aqui tens o meu menino(a)
Ajuda-mo a criar
Tu és a mãe
Eu sou a ama
Abençoa-o tu
Que eu lhe dou a mama.
Temiam, não o fazendo, receber a vingança da lua que “entrando” na criança a poderia até matar.
Superstição? - Crendice? - Ingenuidade? - Ignorância? - Um pouco de tudo, talvez! - Mas, também beleza e poesia que amassadas com amor são parte de leão na alma do povo, na alma da gente.
Maria José Rijo
@@@@@@
Autoria e outros dados (tags, etc)
7 comentários
De Dolores a 16.10.2007 às 00:15
ADOREI - ADOREI - ADOREI ....
Gosto imenso dete tipo de assuntos, a magia
atrai-me bastante.
Está LINDO - o texto, as imagens, o assunto.
A Senhora escreve tão bem - chego a ficar
arrepiada com as frases que escreve.
Bem dita seja pela forma como aborda e escreve
os assuntos... todos os assuntos.
Que cabeça bonita e tão grande coração, tão grande
memória de tudo o que é vida, recordação...
Parabéns - hoje e sempre - por cada dia
por este blog - que me deixa TÂO FELIZ!
Beijinhos
Minha amiga virtual
até amanhã
DO LO RES
De Margarida Paiva a 16.10.2007 às 12:11
Este blog é a coisa mais bonita que poderia ter
encontrado nesta janela para o mundo.
Muitos parabéns pela beleza da sua alma.
Margarida Paiva
De Luis Miguel F. a 16.10.2007 às 12:13
Tenho um que me ofereceram.
Foi um amigo de Elvas - e é um livro
muito bem feito e de textos muito bons.
Indico vivamente para que comprem
e leiam.
Com amizade
Luis Miguel França
De Mateus Alferes a 16.10.2007 às 15:35
Realmente a Senhora tem aqui artigos excelentes.
Este é um deles, o livro todo deve ser uma
pequena maravilha.
Os meus Parabéns.
Com muita admiração
Mateus Alferes
De Dolores Maria a 16.10.2007 às 15:36
para reler o texto da magia...
e dizer mais uma vez
que ADOREI.
Beizinhos
DO LO RES
De Miguel Batista a 16.10.2007 às 17:24
Estes textos são do melhor que existe.
Os meus Parabéns.
Sou muito interessado por estes assuntos.
Os meus Parabéns
M.B.
De Marília M. Pedroso. a 13.10.2009 às 03:02
Saudações !
Encantei-me com a sua pessoa, e com a tão extraordinária arte, de descrever no papel, os seus sentimentos, a sua grandeza d'alma.
A sensibilidade e a emoção, que expressa em cada linha de seus textos, nos deslumbra, nos faz refletir sôbre à nossa vida. Aflora as lembranças da nossa infância, dos avós, com as suas tradições.
Belíssimo Blog, parabéns, e que Deus á abênçõe !
Marília Montanha .

